Gestão de armazenagem: para que serve?
Para um bom serviço de administração de bens e produtos, é imprescindível que haja uma boa gestão de armazenagem, já que esse processo é uma parte fundamental da cadeia da logística. Esse recurso é o que garante que os materiais a serem transportados e entregues permaneçam em segurança ao longo de todo o procedimento logístico.
A gestão de armazenagem consiste na tomada de decisões a respeito do manuseio dos materiais, local de conservação, controle do estoque, administração, expedição, entre outros. Os profissionais encarregados de gerir este processo são também responsáveis por manter a empresa ciente e a par de tudo o que acontece em cada uma das etapas do procedimento.
Diferenças entre gestão de armazenagem e estoque
Ao contrário do que muitos costumam dizer, gestão de armazenagem e gestão de estoque são coisas distintas. A gestão de estoque tem como função principal administrar o fornecimento de recursos para a produção de materiais em uma indústria, por exemplo. Além disso, esta é a parte responsável por liberar para a venda aquilo que foi produzido.
Já a gestão de armazenagem tem caráter operacional, o que quer dizer que as funções desempenhadas por profissionais que atuam nessa área são muito mais práticas do que no caso da gestão de estoque. Estes são responsáveis por receber as demandas e os materiais, separar e rotular produtos, e distribuí-los em prateleiras e estantes no armazém para que se mantenham organizados.
Atividades básicas da gestão de armazenagem
- Receber os materiais;
- Estocar os produtos;
- Administrar demandas;
- Enviar os produtos.
Armazenagem própria e armazenagem terceirizada
Entre as atividades exercidas pelos profissionais responsáveis pela gestão de armazenagem está o tipo de armazenamento que a empresa fará. Existem duas possibilidades: a armazenagem própria e a armazenagem terceirizada. O primeiro consiste naquela que é gerida pela própria empresa, seja em um armazém próprio ou em um espaço alugado.
Já a armazenagem terceirizada é aquela em que a empresa contrata uma outra companhia, de preferência, especializada a fim de realizar o serviço. No mercado, esta outra empresa que opera o trabalho de manter e alocar os materiais é conhecida como Operadora Logística. Neste caso, a empresa contratada será responsável pela gestão de armazenagem.